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Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos

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Mensagem  Mirela Deikla Ter Nov 29, 2011 5:46 pm

Gerenciamento de Projetos

O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adequadas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos.
Escopo, Tempo, Custos e Qualidade são os principais determinantes para o objetivo de um projeto: entregar um resultado de acordo com o escopo, no prazo e no custo definidos, com qualidade adequada; em outras palavras, o que, quando, quanto e como. Recursos Humanos e Aquisições são os insumos para produzir o trabalho do projeto. Comunicações e Riscos devem ser continuamente abordados para manter as expectativas e as incertezas sob controle, assim como o projeto no rumo certo. E Integração abrange a orquestração de todos estes aspectos.Um projeto consiste nisso: pessoas (e máquinas) que utilizam tempo, materiais e dinheiro realizando trabalho coordenado para atingir determinado objetivo. Um processo é um conjunto de ações e atividades interrelacionadas que são executadas para alcançar um objetivo. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes.Os cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos são:
1. Iniciação
2. Planejamento
3. Execução
4. Monitoramento e Controle
5. Encerramento
O gerente do projeto é a pessoa designada pela organização responsável pela condução do projeto, com a missão de zelar para que os objetivos do projeto sejam atingidos. O gerente de projetos tem sido caracterizado por um perfil profissional com domínio e experiência especializados nos processos e nas áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.

http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html

"Gerenciamento de Projetos é o meio pelo qual o indivíduo é capaz de mostrar seu conhecimento, habilidade e técnica, para elaborar um projeto que é um tipo de trabalho paralelo entre uma pessoa e uma máquina, relacionados a tempo, materiais e dinheiro.Desde o início do projeto ao seu término o gerente e a equipe de gerenciamento precisa identificar os interessados, procurando atender o tempo, custo e qualidade proposto, para que alcance um resultado bem sucessido."

Gerenciamento de Riscos

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
Os processos envolvidos na Gerência de Riscos são:
Planejamento de Gerência de Riscos:
O Planejamento de Gerência de Riscos tem por objetivo decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto originando.
Identificação de Riscos:
Determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características. São utilizados como métodos revisões da documentação, técnicas de coleta de informações e brainstorming. Técnicas de coleta de informação, Análise da lista de verificação, Análise das premissas e técnicas com diagramas;
Análise Qualitativa de Riscos:
Priorização dos riscos para análise ou ação adicional subsequente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. A análise qualitativa de riscos avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem, além de outros fatores, como prazo e tolerância a risco das restrições de custo, cronograma, escopo e qualidade do projeto.
Análise Quantitativa de Riscos:
Análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. A análise quantitativa de riscos é realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo Análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as demandas conflitantes do projeto. Analisa o efeito desses eventos de risco e atribui uma classificação numérica a esses riscos. Ela também apresenta uma abordagem quantitativa para a tomada de decisões na presença da incerteza.
Planejamento de Resposta de Risco
Desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as vulnerabilidades encontradas no projeto.
Monitoramento e Controle de Risco:
Acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto

"Gerenciamento de Riscos é o meio pelo qual as incertezas surgidas são gerenciadas garantindo que os objetivos (prazo, custo e qualidade) do projeto sejam alcançados.O gerente de projetos de risco trabalha para evitar o risco de algo atrasar, risco do custo ficar além do combinado, risco do produto ser entregue com falhas.É a forma de se trabalhar para que falhas nao ocorram, sempre monitorando e controlando para evitar riscos que prejudiquem o projeto."
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Mensagem  Aline Ter Nov 29, 2011 5:55 pm

Gerenciamento de projeto
Gerência de projetos, gestão de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos. A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus. Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Na abordagem tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:
1. Iniciação;
2. Planejamento;
3. Execução;
4. Monitoramento e controle;
5. Encerramento.
As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:
• Tempo;
• Custo;
• Escopo.

Pessoal:gerrenciamento de projeto é uma maneira inteligente de realizar um projeto com varias vantagens como economia de tempo e custo entre outras.
Um bom gerente de projeto não precisa necessariamente por a mão na massa,mas sim saber delegar tarefas e liderar com atitudes empreendedoraspara produzir
um resultado final satisfatorio para todos envolvidos no projeto.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de__projeto


Gerenciamento de riscos

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente
A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de factores, internos ou externos ao projeto, cujo desencadeamento, ao longo do seu ciclo de vida, podem fazer alterar o objectivo do mesmo. A identificação desses factores e/ou das suas causas, constitui uma das etapas fundamentais, de qualquer metodologia de gestão dos riscos. O tipo de risco, a sua probabilidade de ocorrência, ou o seu impacto sobre o projecto, variam ao longo do ciclo de vida do mesmo, sendo por isso necessário proceder-se à identificação dos riscos.
Análise Qualitativa de Riscos
Priorização dos riscos para análise ou ação adicional subsequente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. A análise qualitativa de riscos avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem, além de outros fatores, como prazo e tolerância a risco das restrições de custo, cronograma, escopo e qualidade do projeto.
Saídas:
• Classificação relativa ou a lista de prioridades dos riscos do projeto
• Riscos agrupados por categoria
• Lista de riscos que exigem resposta a curto prazo
• Lista de riscos para análise e respostas adicionais
• Lista de observação de risco de baixa prioridade
• Tendências dos resultados da análise qualitativa de riscos
Planejamento de Resposta de Risco
Desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as vulnerabilidades encontradas no projeto.
Saídas:
• Registro de riscos
• Plano de gerenciamento do projeto
• Acordos contratuais relacionados a riscos
Atualmente nos paises desenvolvidos,todas as grandes empresas e muitas pequenas e medias se utilizam,com êxito,da gerencia de riscos ,pois ela proporciona uma correta proteção dos ativos e do patrimonio dos acionistas eliminando ou reduzindo,efetivamente,a maioria dos riscos acidentais

Pessoal:gerenciamento de riscos é o processo de planejar organiza,dirigir e controlar os recursos de uma organização no sentido de minimizar os efeitos dos riscos existentes em um projeto .As tecnicas utilizadas visa evita os danos pessoais,ao meio ambiente e á imagem da empresa]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto
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Mensagem  Mireli Ter Nov 29, 2011 6:00 pm

Gerenciamento de projetos:
Gerência de projetos, gestão de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus.
Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Na abordagem tradicional do gerenciamento de projetos, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:
1.Iniciação;
2.Planejamento;
3.Execução;
4.Monitoramento e controle;
5.Encerramento.
O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:
•Tempo;
•Custo;
•Escopo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

"O gerenciamento de projetos e a maneira em que as pessoas aplica seus conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas de forma inteligente para que assim consiga atender todos os requisitos do projeto. O gerente de projeto nem sempre participa das atividades diretas do projeto ele fica encarregado para gerenciar o progresso do projeto como: qualidade, custo, prazo entre outros, visando assim um bom resultado."
Gerenciamento de riscos:
Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
A noção de risco é diversa, e muda consoante o enquadramento que deu origem à metodologia de gestão de risco em causa. Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo exacto resultado é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”.
A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de factores, internos ou externos ao projecto, cujo desencadeamento, ao longo do seu ciclo de vida, podem fazer alterar o objectivo do mesmo. A identificação desses factores e/ou das suas causas, constitui uma das etapas fundamentais, de qualquer metodologia de gestão dos riscos. O tipo de risco, a sua probabilidade de ocorrência, ou o seu impacto sobre o projecto, variam ao longo do ciclo de vida do mesmo, sendo por isso necessário proceder-se à identificação dos riscos, em todas as suas fases.
Planejamento de Gerência de Riscos
O Planejamento de Gerência de Riscos tem por objetivo decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto originando.
Saídas:
•Metodologia
•Funções e responsabilidades
•Orçamentação
•Tempos
•Categorias de risco
•Definições de probabilidade e impactos de riscos
•Matriz de probabilidade e impacto
•Revisão das tolerâncias das partes interessadas
•Formatos de relatório
•Acompanhamento
Identificação de Riscos
Determinação dos riscos que podem afetar o projeto e documentação de suas características. São utilizados como métodos revisões da documentação, técnicas de coleta de informações e brainstorming. Técnicas de coleta de informação, Análise da lista de verificação, Análise das premissas e técnicas com diagramas;
Saídas:
•Lista de riscos identificados
•Lista de respostas possíveis (Hipóteses)
•Causa-raiz do risco
•Categorias de risco atualizadas
Análise Qualitativa de Riscos
Priorização dos riscos para análise ou ação adicional subsequente através de avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. A análise qualitativa de riscos avalia a prioridade dos riscos identificados usando a probabilidade deles ocorrerem, o impacto correspondente nos objetivos do projeto se os riscos realmente ocorrerem, além de outros fatores, como prazo e tolerância a risco das restrições de custo, cronograma, escopo e qualidade do projeto.
Saídas:
•Classificação relativa ou a lista de prioridades dos riscos do projeto
•Riscos agrupados por categoria
•Lista de riscos que exigem resposta a curto prazo
•Lista de riscos para análise e respostas adicionais
•Lista de observação de risco de baixa prioridade
•Tendências dos resultados da análise qualitativa de riscos
Análise Quantitativa de Riscos
Análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. A análise quantitativa de riscos é realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo Análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as demandas conflitantes do projeto. Analisa o efeito desses eventos de risco e atribui uma classificação numérica a esses riscos. Ela também apresenta uma abordagem quantitativa para a tomada de decisões na presença da incerteza.
Saídas:
•Análise probabilística do projeto
•Probabilidade de realização dos objetivos de custo e tempo
•Lista priorizada de riscos quantificados
•Tendências dos resultados da análise quantitativa de riscos
Planejamento de Resposta de Risco
Desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as vulnerabilidades encontradas no projeto.
Saídas:
•Registro de riscos (atualizações)
•Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)
•Acordos contratuais relacionados a riscos
Monitoramento e Controle de Risco
Acompanhamento dos riscos identificados, monitoramento dos riscos residuais, identificação dos novos riscos, execução de planos de respostas a riscos e avaliação da sua eficácia durante todo o ciclo de vida do projeto.
Saídas:
•Registro de riscos (atualizações)
•Mudanças solicitadas
•Ações corretivas recomendadas
•Ações preventivas recomendadas
•Ativos de processos organizacionais (atualizações)
•Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)
Para ser bem sucedida uma empresa deve estar comprometida com uma abordagem de gerenciamento de riscos pró-ativa e consistente durante todo o projeto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto

"O gerenciamento de riscos e quando temos a probabilidade de que alguma coisa pode acontecer sem mesmo nos esperarmos ou seja ele e o meio pelo qual as incertezas são gerenciadas. No gerenciamento de riscos existem seis processos que nos ajuda a identificar e controlar o risco (*processos de gerenciamento de risco, *planejamento do gerenciamento de risco, *indentificação de risco, *análise qualitativa de riscos, *análise quantitativa de riscos, *planejamento de respostas a riscos e *monitoramento e controle de riscos ) para que o projeto seja bem sucedido."
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Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos - Página 2 Empty Gerenciamento de Projetos

Mensagem  deividrvale Ter Nov 29, 2011 6:03 pm

O que é gerência de Projetos? - Fonte de Pesquisa: http://www.fee.unicamp.br/ieee/Arquivo%20Fundamentos%20de%20Gerenciamento%20de%20Projetos.pdf

“Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto com o objetivo de atender os requisitos do projeto.”
Pmbok, 2004 pág.9 - PMI
Gerencia de Projetos envolve o balanceamento entre:
• Escopo, tempo, custo e qualidade;
• Stakeholders com diferentes necessidades e
expectativas;
• Requisitos identificados (necessidades) e requisitos
não identificados (expectativas).

O que são Stakeholders?
Stakeholders são indivíduos, grupos de indivíduos ou
organizações que podem influenciar de maneira positiva
ou negativa o projeto.

Um Bom Gerente de Projetos

deve ser ...
pró-ativo
tentar novas idéias
perseverante
orientado a objetivos
comunicativo
motivador
organizado
saber priorizar
sensível a pessoas e situações
facilitador
treinador (coaching)
inovador
bom ouvinte
planejar bem
decisivo
ter auto-confiança
team builder
ter poder de persuasão
entusiasta
energético
criativo
saber delegar
etc., etc., etc.,....

Gerenciamento de Riscos:

Engloba os processos necessários para garantir a correta
identificação, análise, e resposta aos riscos do projeto;
maximizando os efeitos positivos e minimizando a
consequencia de efeitos negativos. Inclui:
 Risk Mgmt.Planning (Planejamento)
 Risk Identification (Planejamento)
 Qualitative Risk Analysis (Planejamento)
 Quantitative Risk Analysis (Planejamento)
 Risk Response Planning (Planejamento)
 Risk Monitoring and Control (Controle)

Minha Opnião:
A cada época a humanidade vem evoluindo seus métodos de terminar e começar certas tarefas, antes, plantávamos, colhiamos e caçávamos para sobreviver; tempos depois com o advento da revolução industrial, iniciada no reino unido, surgiu a necessidade de se criar projetos a serem executados e metas a serem cumpridas com o afinco de se melhorar a qualidade e permitir a manutenção dos "planos" para a execução, assim basicamente nasce a arte de planejar ações futuras que virão a ser executadas por um grupo ou vários grupos de pessoas além disso nasceu também a necessidade de pensarmos nos futuros problemas dos nossos projetos, antes mesmo deles acontecerem para evitarmos problemas que não esperamos.
Todas as táticas desenvolvidas por nós para ter um melhor controle de nossas ações e alcançarmos um resultado esperado pode ser definido como Segurança e Análise de riscos em projetos.
Toda análise feita têm em comum um ponto:
"Buscar a conclusão do projeto no tempo determinado utilizando os recursos previstos, minimizando o máximo dos riscos encontrados na análise."
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Mensagem  maiza Ter Nov 29, 2011 6:06 pm

Gereciamento de projetos
Gerência de projetos, gestão de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
Um projeto é desenvolvido pelo profissional denominado gerente de projeto. Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.
Em campo, um gerente de projeto bem sucedido deve poder imaginar o projeto inteiro do seu começo ao seu término e desta forma assegurar que esta visão seja realizada.
Na indústria de informática, geralmente há dois tipos de abordagens comumente utilizadas no gerenciamento de projetos. As abordagens do tipo "tradicional" identificam uma sequência de passos a serem completados. Essas abordagens contrastam com a abordagem conhecida como desenvolvimento ágil de software, em que o projeto é visto como um conjunto de pequenas tarefas, ao invés de um processo completo. O objetivo desta abordagem é reduzir ao mínimo possível o overhead. Essa abordagem é bastante controversa, especialmente em projetos muito complexos. Mesmo assim, tem conquistado adeptos em números crescentes.
Na abordagem tradicional, distinguem-se cinco grupos de processos no desenvolvimento de um projeto:
*Iniciação;
*Planejamento;
*Execução;
*Monitoramento e controle;
Encerramento.
Alguns empreendimentos necessitam ser executados e entregues sob determinadas variáveis ou restrições. As variáveis principais também podem ser denominadas como tradicionais. O gerenciamento de projetos tenta adquirir controle sobre três variáveis:
*Tempo
*Custo
*Escopo

Gereciamento de risco:
Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
A noção de risco é diversa, e muda consoante o enquadramento que deu origem à metodologia de gestão de risco em causa.
A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da consciência de existência de factores, internos ou externos ao projecto, cujo desencadeamento, ao longo do seu ciclo de vida, podem fazer alterar o objectivo do mesmo. A identificação desses factores e/ou das suas causas, constitui uma das etapas fundamentais, de qualquer metodologia de gestão dos riscos. O tipo de risco, a sua probabilidade de ocorrência, ou o seu impacto sobre o projecto, variam ao longo do ciclo de vida do mesmo, sendo por isso necessário proceder-se à identificação dos riscos, em todas as suas fases.
Estes dois conceitos (oportunidade e ameaça) estão, invariavelmente, presentes em quase todas as definições de risco que são utilizadas pelas diversas metodologias de gestão do risco e da própria FERMA – Federation of European Risk Management Associations. Não se deve relevar as oportunidades em detrimento das ameaças, ou vice-versa, as preocupações relacionadas com ambas não se devem mutuamente excluir.
O Planejamento de Gerência de Riscos tem por objetivo decidir como abordar, planejar e executar as atividades de gerenciamento de riscos de um projeto originando:Metodologia,funções e responsabilidades,orçamentação,tempos,categorias de risco,definições de probabilidade e impactos de riscos,matriz de probabilidade e impacto,revisão das tolerâncias das partes interessadas,formatos de relatório e acompanhamento.
Conclusão:
São dois topicos interessantes e algo praticamente obrigatorio em todo projeto a ser realizado pois o gerecimento de projetos são tecnicas e metodos aplicados para que possa minimizar as falhas inesperadas do projeto e o gereciamento de risco e uma prevenção de perdas que tem como objetivo reduzir os riscos de perdas acidentais e tambem pode ser atribuir como um conjunto de regras que visa reduzir aos riscos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e a imagen da empresa.Ou seja são fatores importantes para elaboração de um projeto pois influencia do começo ao termino do projeto
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos
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Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos - Página 2 Empty Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos

Mensagem  Karol Ter Nov 29, 2011 6:37 pm

Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.
Definição a gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus.
O gerente de projeto
Este profissional raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados. Sua função é gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos sejam minimizadas.
Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.
Refêrencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos
Gerente de projeto e uma função única e bem difícil pois ele e responsável por cordenar as funções e manter todas em seu lugar.
Além de ter que manter tudo de acordo com o que foi pedido pelo patrocinador de acordo com as exigências e expectativas do patrão.
No entanto e o cargo de maior responsabilidade dentro de um projeto pos além de pensar no seu trabalho tem de manter os outros dentro do recomendado.

Gerenciamento de riscos
Um completo programa de gestão de riscos de TI avalia os riscos relativos à segurança e disponibilidade de dados, disponibilidade integral e performance dos ativos de informação e a conformidade com exigências regulatórias ou legais. Ao considerar cada uma das seguintes categorias de riscos de TI, pode-se criar para os negócios uma estrutura mais completa de combate aos riscos apresentados.
Segurança: São os riscos relativos às ameaças internas ou externas que podem resultar em acessos não autorizados à alguma informação. Incluem-se os riscos relativos ao vazamento de dados, privacidade de dados e fraudes. Inclui-se também uma ampla gama de ameaças externas como ataque por vírus.
Disponibilidade: Trata-se do risco de uma informação apresentar-se inacessível devido a interrupções não planejadas em sistemas. As organizações têm a responsabilidade de manter seus sistemas de negócio operacionais. Como resultado, elas precisam reduzir os riscos de perda ou corrupção de dados e de indisponibilidade de aplicações.
Performance: É o risco de uma informação apresentar-se inacessível devido a limitações de escalabilidade ou gargalos relativos à comunicação de dados. Os negócios precisam garantir os requerimentos de volume e performance - mesmo durante momentos de pico.
Conformidade: É o risco de violação de exigências regulatórias ou de falha no alcance de requerimentos de políticas internas. As empresas precisam apresentar conformidade a regulações dos mais diversos níveis (federais, estaduais) como SOX e ISO 9000. As organizações precisam preservar informações e prover um eficiente sistema de busca e recuperação de conteúdo quando requerido (principalmente em e-mails).O interrelacionamento entre estes tipos de riscos da TI vem aumentando significativamente. Ampliar seus conhecimentos e priorizá-los é um importante passo inicial no estabelecimento de um efetivo programa de gestão de riscos da TI.
Referência: http://www.virtue.com.br/blog/?p=26
Gerenciamento de risco e uma grande funço ela e capas de diaginosticar eventuais problemas e previnilos podendo assim manter as coisas em ordem sem grandes problemas e percas.
Com uma função, você pode previnir eventuais gastos desnecesários e corigir erros mantendo o cronograma.
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Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos - Página 2 Empty trabalho de seguranca e analise de risco.

Mensagem  Arlan pereira Ter Dez 06, 2011 6:35 pm

Gerenciamento de projetos

E uma área de atuação e conhecimento que tem ganhado, nos últimos anos, cada vez mais reconhecimento e importância. Um dos principais difusores do gerenciamento de projetos e da profissionalização do gerente de projetos é o Instituto de Gerenciamento de Projetos.
O PMBOK formaliza diversos conceitos em gerenciamento de projetos, como a própria definição de projeto e do seu ciclo de vida. Também identifica na comunidade de gerenciamento de projetos um conjunto de conhecimentos amplamente reconhecido como boa prática, aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo. Estes conhecimentos estão categorizados em nove áreas e os processos relacionados são organizados em cinco grupos ao longo do ciclo de vida do projeto.

referencias: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html

gerenciamento de riscos:

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
referencia:

referencias: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto

gerencia de progeto:

Gerência de projetos, gestão de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos

referencia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos
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Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos - Página 2 Empty Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos

Mensagem  MARDEY Ter Dez 06, 2011 6:49 pm

GERENCIAMENTO DE PROJETOS
De acordo com o PMBOK 4a. Ed (2009), Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Ele pode ser melhor explicado através dos processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento - e em nove Áreas de Conhecimento - Gerenciamento da Integração do Projeto, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo do Projeto, Gerenciamento dos Custos do Projeto, Gerenciamento da Qualidade do Projeto, Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projetos, Gerenciamento da Comunicação do Projeto, Gerenciamento dos Riscos do Projeto e Gerenciamento dos Fornecimentos de Bens e Serviços do Projeto.
gerenciamento de projeto e definir planos e metas pra se empreender um negocio.

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.
definir os risco provenientes de um projeto







http://www.pmipr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49:gerenciamento-de-projetos&catid=14:artigoseventoscategory
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto

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Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos - Página 2 Empty Re: Trabalho - Segurança e Análise de riscos em projetos

Mensagem  SARA ALVES DUARTE Qua Dez 07, 2011 6:05 pm

Gerenciamento de projetos:

A gerência de projetos é frequentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a interação mútua progressiva dos diversos participantes do empreendimento, de modo a reduzir o risco de fracasso do projeto, podendo arcar com qualquer ônus.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

Gerenciamento de riscos:

Os Riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objectivo do projeto, negativamente ou positivamente.

A noção de risco é diversa, e muda consoante o enquadramento que deu origem à metodologia de gestão de risco em causa. Na metodologia Risk Mangement Guide for DOD Acquisition (2002), o risco é definido como sendo “… a atenção dirigida à ocorrência de eventos futuros, cujo exacto resultado é desconhecido, e com a forma de lidar com essa incerteza, i.e., a amplitude de possíveis resultados. Inclui o planeamento, identificação e análise de áreas de risco e o desenvolvimento de opções para lidar e controlar o risco.”. Porém outro tipo de definições, igualmente abrangentes, podemos encontrar em manuais publicados pela US Project Management Institute (PMI) e pela UK Association for Project Management (APM), embora muito semelhantes entre si.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto
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